terça-feira, 30 de agosto de 2011

Os donos do Dinheiro

Muita Grana só para 2 Clubes 


          Desde que Real e Barcelona começaram a receber o tripulo dos outros clubes na Liga Espanhola, referente a direitos de televisão, praticamente não vemos outro campeão a não ser a dupla mencionada.

       Nota-se que por falta de dinheiro os atletas entraram em greve no inicio do campeonato espanhol, revindicando salários em dia e direitos de rescindir contratos após 3 meses de atraso, alem do mais que clubes como Atlético de Madri , Valencia, Deportivo La Coruña  e Sevillia já não compram jogadores no mercado brasileiro como antigamente.

          Como o Barcelo praticamente faz os atletas na categoria de Base e o Real Madri só compra Galáticos, podemos notar uma forte diminuição de atletas de ponta sendo comprados direto pelos clubes da Espanha, hoje eles preferem ir atras de apostas, que tem o valor de mercado menor, para depois revender, assim como aconteceu com o Daniel Alves.

          Mas claro que o pior é a concentração de títulos, tornando o campeonato uma bela porcaria, pq a unica coisa que podemos esperar e ver quem vai ser campeão, Real ou Barcelona.

        Temos que ter cuidando para que isto não aconteça aqui no Brasil, com Corinthians e Flamengo, já que os direitos de TV negociados com a Globo, nos campeonatos de 2012, 2013 e 2014 do brasileirão serão o dobro ou tripulo de muitos clubes.

           O que poderíamos fazer ou adotar seria o exemplo do campeonato Inglês, que 50% do arrecadado é dividido igualmente, 25% dividido por meio de publico e torcidas e 25% pela colocação no último campeonato ou como será o campeonato Italiano que vem na outra reportagem.

Ass: Gabriel Silveira 



Futebol espanhol: ‘Nossa liga não é só a maior porcaria da Europa, mas do mundo’

Já ouviram falar de uma Liga que vendeu individualmente os direitos televisivos e gerou uma dupla com receita muito maior do que os demais? Ops, não é o Brasil e sim a Espanha. Ao menos por enquanto…
“Nossa Liga não é só a maior porcaria da Europa, mas do mundo. É uma liga de terceiro mundo em que dois clubes roubam o dinheiro de televisão dos demais”. Foi com esta impactante declaração que o presidente do Sevilla, José María Del Nido, disparou contra o abismo financeiro que existe nas últimas temporadas entre Real Madrid, Barcelona e o resto.
Neste final de semana, o Real Madrid arrasou a Real Sociedad por 6×0, enquanto o Barcelona pegou o Villarreal (4º na última temporada) e enfiou 5×0 mesmo com inúmeros desfalques. Ano passado, ambos dispararam em relação ao resto, algo repetido nas duas últimas temporadas. Curiosamente, desde que mudou o regime financeiro e a venda dos direitos passou a ser individualizada.
A disparidade financeira entre os gigantes e o resto chegou ao limite nas últimas  temporadas e a repercussão na vida esportiva começa a ser sentida. Barça e Real recebem 140 milhões de euros anualmente dos direitos de TV, contra 42 milhões de Valencia e Atlético de Madrid, e o resto ganhando muito menos.
Até a semana passada, a Liga Espanhola estava em greve de jogadores. Eles pediam salários atrasados, o direito de rescindir contrato após 3 meses de salários atrasados, fundos para bancar . Os times médios da Espanha, que nos anos 90 e início do século XXI eram protagonistas até mesmo da Liga dos Campeões (em especial Valencia, Sevilla e Deportivo La Coruña), hoje se arrastam nas competições continentais.
É verdade que nos últimos 28 Campeonatos Espanhóis, em 24 anos a dupla Barcelona e Real Madrid foi campeã, com dois títulos do Valencia, um título do Atlético de Madrid e mais um do Deportivo La Coruña. Além da já habitual potência inglesa, os times médios e grandes da Alemanha e França hoje fazem força na Europa, enquanto até mesmo o decadente futebol italiano mostra sinais de recuperação após uma ótima renegociação de contrato dos direitos televisivos.
Porém o que ocorre nas últimas 3, 4 temporadas é um massacre técnico sobre as demais equipes. Fiz um levantamento envolvendo as últimas temporadas, vou reproduzir abaixo:
CONSIDERAÇÕES
  • As células em azul claro indicam anos que Barça e Real Madrid não ficaram entre os dois primeiros.
  • As células em azul escuro indicam anos que Barcelona e Real Madrid não ficaram entre os quatro primeiros.
  • As células em vermelho indicam temporadas nas quais o Barcelona e o Real Madrid dominaram. As em verde são anos dominados por times fora da Dupla Galática.
ANÁLISES
  • Nas primeiras oito temporadas do levantamento, Barcelona e Real Madrid só fizeram a dobradinha 2 vezes. Já o campeão não saiu da dupla em 3 oportunidades.
  • Barcelona e Real Madrid não ficaram sequer entre os 2 primeiros duas vezes.
  • Neste mesmo período, Barcelona e Real Madrid ficaram de fora dos 4 primeiros em 4 oportunidades, 3x o Real e 1x o Barcelona
  • Nas oito temporadas seguintes, o Barcelona e o Real Madrid ganharam o título em 7 anos.
  • Só o Valencia, em 2008, foi campeão diferentemente da “Dupla Galática”.
  • Apenas 1x Barcelona e Real Madrid não fizeram a dobradinha: em 2007/2008.
  • Desde 2004, o percentual de pontos do “Resto” contra a “Dupla Galática” baixou para níveis de 70% a 60%, enquanto antes o percentual mais baixo foi 84%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário