terça-feira, 28 de junho de 2011

FUNDO DE INVESTIMENTO, BOM OU RUIM PARA O FUTEBOL?

             


                O agente de jogadores Jorge Mendes, (proprietário da GESTIFUTE), junto com o ex. diretor do Chelsea, Peter Kenyon, criaram o fundo de investimento,            QUALITY SPORTS INVESTIMENTS LP FUND.

               O fundo iniciou com um grupo de empresários, dos EUA, EUROPA e ORIENTE MÉDIO, cada um aportando 1.1 milhão de Euros cada, para comprar determinada percentagem dos direitos econômicos de um ou de vários jogadores.

            Esta percentagem é dividida de acordo com o aporte que cada investidor colocar no fundo, para a compra de um direito econômico ex: 

              O jogador X vale 1 milhão, o fundo compra este direito econômico, então cada um dos investidores tem direito a uma %, decorrente de uma futura venda deste atleta, esta % vai depender de quantas cota o investidor tiver do fundo.

              Claro que descontados os impostos, taxas administrativas do fundo e comissões dos envolvidos nas negociações.



O novo Fundo de Investimento de Jorge Mendes e Peter Kenyon


Funcionamento do Quality Sports Investments LP Fund:

  • O Fundo procura pelo menos 15 empresários Americanos, Europeus e/ou do Médio Oriente, interessados em investir um mínimo de 1,1 milhões de Euros cada.
  • A intenção do Fundo é a de adquirir percentagens de direitos económicos de jogadores, a clubes com experiência e resultados na formação de jovens talentos, e partilhar os dividendos das futuras transferências com os seus investidores.
  • O Fundo será registado em Jersey, um paraíso fiscal no Canal da Mancha, tendo em vista a redução de impostos dos seus investidores.
  • O Fundo promete aos seus investidores lucros anuais de 10% nos 3 a 5 anos previstos para a sua existência.
  • Os jogadores terão como origem clubes de Portugal, Espanha e Turquia, onde a constituição destes Fundos é legal. Note-se que em Inglaterra este tipo de Fundos é actualmente ilegal.
  • Os jogadores transferidos terão como principal destino grandes clubes Europeus de Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França.
Naturalmente que com a experiência de Jorge Mendes e Peter Kenyon, o Quality Sports Investments LP Fund, tem tudo para se tornar num dos fundos de investimento desportivos com maior sucesso, não fosse o agente FIFA responsável pelas transferências de Cristiano Ronaldo, Nani, Ricardo Carvalho, Di Maria, Quaresma, etc… para alguns dos maiores clubes europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário