terça-feira, 30 de agosto de 2011

Os Donos do Dinheiro parte 2


Continuação


Futebol italiano negocia direitos de TV em conjunto e bate recorde

A união faz a força… ao menos na Itália. Uma revolução pode marcar o final da temporada 2010/11 do futebol italiano. Se o título está praticamente garantido ao Milan depois de sete anos, mudanças significativas na partilha financeira podem modificar o fluxo do futebol no país, em profunda crise econômica, técnica e até mesmo de prestígio nas últimas temporadas.
A divisão de direitos através de um acordo coletivo para os próximos dois anos gerou um benefício considerável para todos os envolvidos. O contrato adquirido pela Mediaset (do grupo do premiê Silvio Berlusconi) e pela Sky Italia, gerou mais de 1,8 bilhão de euros para os times das Séries A e B pelo período até metade de 2012.
Depois de anos no ostracismo, se distanciando da Liga Inglesa e vendo os crescimentos da Liga Espanhola e Alemã, a Itália dá o primeiro passo para a recuperação. Reparem que hoje somente o futebol espanhol não possui um contrato coletivo de vendas. E a disparidade entre Real Madrid, Barcelona contra os demais tem sido tão grande que até mesmo estes já pensam em refazer a forma de negociação para as próximas temporadas.
CRITÉRIOS ADOTADOS
  • 40% – Divididos igualmente
  • 30% – Divididos em critérios esportivos – 15% para as classificações nas últimas 5 temporadas, 10% para as classificações históricas e 5% baseado nas colocações da última temporada
  • 30% – Divididos por interesses das redes de TV – 25% proporcionalmente às maiores torcidas, e 5% em proporção ao número de habitantes nas cidades dos clubes
Esta divisão continuou beneficiando os chamados 3 grandes – Milan, Internazionale e Juventus, sendo a então hexacampeã Internazionale a única a passar dos 100 milhões de euros.
Mas também deu um fôlego financeiro a times de torcidas representativas (como Roma e Napoli) e que vem fazendo boas campanhas nos últimos anos (especialmente o Palermo). O resultado é que até os times pequenos fizeram mais de 15 milhões de euros.

Os donos do Dinheiro

Muita Grana só para 2 Clubes 


          Desde que Real e Barcelona começaram a receber o tripulo dos outros clubes na Liga Espanhola, referente a direitos de televisão, praticamente não vemos outro campeão a não ser a dupla mencionada.

       Nota-se que por falta de dinheiro os atletas entraram em greve no inicio do campeonato espanhol, revindicando salários em dia e direitos de rescindir contratos após 3 meses de atraso, alem do mais que clubes como Atlético de Madri , Valencia, Deportivo La Coruña  e Sevillia já não compram jogadores no mercado brasileiro como antigamente.

          Como o Barcelo praticamente faz os atletas na categoria de Base e o Real Madri só compra Galáticos, podemos notar uma forte diminuição de atletas de ponta sendo comprados direto pelos clubes da Espanha, hoje eles preferem ir atras de apostas, que tem o valor de mercado menor, para depois revender, assim como aconteceu com o Daniel Alves.

          Mas claro que o pior é a concentração de títulos, tornando o campeonato uma bela porcaria, pq a unica coisa que podemos esperar e ver quem vai ser campeão, Real ou Barcelona.

        Temos que ter cuidando para que isto não aconteça aqui no Brasil, com Corinthians e Flamengo, já que os direitos de TV negociados com a Globo, nos campeonatos de 2012, 2013 e 2014 do brasileirão serão o dobro ou tripulo de muitos clubes.

           O que poderíamos fazer ou adotar seria o exemplo do campeonato Inglês, que 50% do arrecadado é dividido igualmente, 25% dividido por meio de publico e torcidas e 25% pela colocação no último campeonato ou como será o campeonato Italiano que vem na outra reportagem.

Ass: Gabriel Silveira 



Futebol espanhol: ‘Nossa liga não é só a maior porcaria da Europa, mas do mundo’

Já ouviram falar de uma Liga que vendeu individualmente os direitos televisivos e gerou uma dupla com receita muito maior do que os demais? Ops, não é o Brasil e sim a Espanha. Ao menos por enquanto…
“Nossa Liga não é só a maior porcaria da Europa, mas do mundo. É uma liga de terceiro mundo em que dois clubes roubam o dinheiro de televisão dos demais”. Foi com esta impactante declaração que o presidente do Sevilla, José María Del Nido, disparou contra o abismo financeiro que existe nas últimas temporadas entre Real Madrid, Barcelona e o resto.
Neste final de semana, o Real Madrid arrasou a Real Sociedad por 6×0, enquanto o Barcelona pegou o Villarreal (4º na última temporada) e enfiou 5×0 mesmo com inúmeros desfalques. Ano passado, ambos dispararam em relação ao resto, algo repetido nas duas últimas temporadas. Curiosamente, desde que mudou o regime financeiro e a venda dos direitos passou a ser individualizada.
A disparidade financeira entre os gigantes e o resto chegou ao limite nas últimas  temporadas e a repercussão na vida esportiva começa a ser sentida. Barça e Real recebem 140 milhões de euros anualmente dos direitos de TV, contra 42 milhões de Valencia e Atlético de Madrid, e o resto ganhando muito menos.
Até a semana passada, a Liga Espanhola estava em greve de jogadores. Eles pediam salários atrasados, o direito de rescindir contrato após 3 meses de salários atrasados, fundos para bancar . Os times médios da Espanha, que nos anos 90 e início do século XXI eram protagonistas até mesmo da Liga dos Campeões (em especial Valencia, Sevilla e Deportivo La Coruña), hoje se arrastam nas competições continentais.
É verdade que nos últimos 28 Campeonatos Espanhóis, em 24 anos a dupla Barcelona e Real Madrid foi campeã, com dois títulos do Valencia, um título do Atlético de Madrid e mais um do Deportivo La Coruña. Além da já habitual potência inglesa, os times médios e grandes da Alemanha e França hoje fazem força na Europa, enquanto até mesmo o decadente futebol italiano mostra sinais de recuperação após uma ótima renegociação de contrato dos direitos televisivos.
Porém o que ocorre nas últimas 3, 4 temporadas é um massacre técnico sobre as demais equipes. Fiz um levantamento envolvendo as últimas temporadas, vou reproduzir abaixo:
CONSIDERAÇÕES
  • As células em azul claro indicam anos que Barça e Real Madrid não ficaram entre os dois primeiros.
  • As células em azul escuro indicam anos que Barcelona e Real Madrid não ficaram entre os quatro primeiros.
  • As células em vermelho indicam temporadas nas quais o Barcelona e o Real Madrid dominaram. As em verde são anos dominados por times fora da Dupla Galática.
ANÁLISES
  • Nas primeiras oito temporadas do levantamento, Barcelona e Real Madrid só fizeram a dobradinha 2 vezes. Já o campeão não saiu da dupla em 3 oportunidades.
  • Barcelona e Real Madrid não ficaram sequer entre os 2 primeiros duas vezes.
  • Neste mesmo período, Barcelona e Real Madrid ficaram de fora dos 4 primeiros em 4 oportunidades, 3x o Real e 1x o Barcelona
  • Nas oito temporadas seguintes, o Barcelona e o Real Madrid ganharam o título em 7 anos.
  • Só o Valencia, em 2008, foi campeão diferentemente da “Dupla Galática”.
  • Apenas 1x Barcelona e Real Madrid não fizeram a dobradinha: em 2007/2008.
  • Desde 2004, o percentual de pontos do “Resto” contra a “Dupla Galática” baixou para níveis de 70% a 60%, enquanto antes o percentual mais baixo foi 84%.

domingo, 28 de agosto de 2011

Só para descontrair um pouco Red Hot Chili Peppers

Red Hot Chili Peppers - The Adventures of Rain Maggie Dança 



1968728 

Lei Pelé e suas alterações


Evento sobre alterações na Lei Pelé

FGF noticia o importante evento que tratará das recentes alterações da Lei Pelé envolvendo o direito desportivo trabalhista

A Comissão Especial de Legislação e Direito Desportivo promoverá, no próximo dia 29 de agosto, às 08h30min, no auditório da OAB/RS (Washington Luiz, 1110, 2º andar), a palestra “As conclusões do Grupo de Estudos de Direito Desportivo Trabalhista (coordenado pelo TST) a respeito das alterações da Lei Pelé

José Lummertz Destaque Conselho Regional de Educação Física 2011


Parabéns Lummertz


               Nesta sexta feira passada o preparador físico José Lummertz, recebeu o Troféu Destaque 2011 do CREF do RS das mãos do Presidente da Entidade, Prof Eduardo Merino

 
              Na Categoria: Profissionais de Clubes de Futebol   - Prof. Esp. José Lummertz (Preparador Físico de Futebol Profissional).

              O Blog No Mundo da Bola deseja parabenizar o Prof José Lummertz por mais esta conquista. 


Abraço Gabriel Silveira  





QUADRO DO MEU DESEMPENHO PROFISSIONAL:


CLUBE
TÉCNICO
ANO
CLASSIFICAÇÃO
EC. NOVO HAMBURGO
POPÉIA
1996
CAMPEÃO  2ºDIVISÃO RS
EC. NOVO HAMBURGO
POPÉIA/ PAULO CÉSAR           MAGALHÃES
1997
PARTICIPAÇÃO DIVISÃO
INTERMEDIÁRIA
ANÁPOLIS FC
CHINA
1998
3º COL. GOIANO
ANÁPOLIS FC
OSMAR GUARNELLI
1998
PREP. À SÉRIE C. BRASIL.
AL RAED- ARÁBIA SAUD
CHINA
1998-99
VICE-CAMPEÃO 2ºDIV.
VERANÓPOLIS – RS
CHINA
2000
PARTICIP.  ESTADUAL
CRB – ALAGOAS
CHINA/ ADEMIR FONSECA
2000
PARTICIP. ESTADUAL
GREMIO INHUMENSE-GO
CHINA
2000
VICE-CAMPEÃO 2ºDIV.
15 DE NOVEMBRO-RS
NESTOR SIMIONATTO
2001
8º LUGAR-GAUCHAO
ANAPOLINA-GO
SIDNEI NASCIMENTO
2001
BRASILEIRO SÉRIE-B
GOIATUBA-GO
BATISTA(EX-SELEÇÃO 78-82
ALFINETE(EX-CORINTIANS)
2002
6º LUGAR – CAMP.
GOIANO
IMPÉRIO TOLEDO-PR
ERNESTO GUEDES
2002
BRASILEIRO SÉRIE-C
GREMIO INHUMENSE-GO
ALFINETE
2003
PARTICIP. ESTADUAL
GREMIO MARINGÁ-PR
PINHO
2003
7º LUGAR  ESTADUAL
GRÊMIO MARINGÁ-PR
HUGO APARECIDO
2003
PRÉ-CLASS. SÉRIE C
E.C. SÃO JOSÉ(POA)-RS
LUIZ FREIRE
2004
9º GAUCHÃO 2004
AL RAED – ARABIA
LUIZ FREIRE
04/2005
VICE CUP FAISAL
AL RAED – ARABIA
ABDUL AZIZ HODA
2005
SAUDI LIGA
AL RAED – ARABIA
ABUNADA
2005
3ºPLACE SAUDI LIGA
CHAPECOENSE-SC
CHINA
2006
PARTICIPAÇÃO
CHAPECOENSE-SC
GUILHERME MACUGLIA
2006
DIVISÃO ESPECIAL
ANAPOLINA-GO
PINHO
2007
PARTICIP.ESTADUAL
G.E.BAGÉ-RS
LEOCIR DALLASTRA
2007
2ºDIVISÃO ESTADUAL
AL TAI CLUB
FERNANDO SOARES
2007-08
SAUDI LIGA
BRUSQUE F.C.
SUCA
2008-10
CAMPEÃO DIV.ESPECIAL
CAMPEÃO COPA SC
CAMPEÃO RECOPA SUL
7º LUGAR EST. 2009
SÉRIE D 2009
4º LUGAR COPA SC 2009
PARTIC. ESTADUAL 2010
CHAPECOENSE-SC
SUCA
2010
PARTIC. ESTADUAL 2010
PARTIC. C. BRASIL    2010
E.C. SÃO JOSÉ(POA)-RS
LUIZ CARLOS WINCK
2010
SÉRIE D BRASIL 2010
COPA RS 2010
C.E.AIMORÉ-RS
CÍRIO QUADROS
2011
2ºDIVISÃO ESTADUAL




                                                                                            PROFº JOSÉ LUMMERTZ