terça-feira, 6 de setembro de 2011

Barcelona: Fabrica de Craques



BARCELONA 


Não é a toa que o Barça se torno referencia em sua maneira de jogar.


                  Que o Barcelona é um exemplo todos nos sabemos, mas o que aprendemos nesta palestra dada no II seminário realizado em Porto Alegre pelo Grêmio e UFRGS no dia 29 de Agosto, pelo Jordi Melero Busquets, atual Gerente de Prospecção de Atletas.
              O Barcelona é o verdadeiro representante da filosofia do futebol chamada padrão de jogo, eles buscam atletas no mundo inteiro, mas com as características que se encachem no padrão de jogo do clube ou melhor na maneira de jogar do clube catalão, é um padrão pré-determinado e os olheiros e gerentes das equipes tem que encontrar atletas com estas características para compor os grupos do Barça.

                Deve ser por isto que o Barça investe muito pouco em grandes quantidades de atletas nas janelas de transferência, pois praticamente fabrica seus craques em casa nas suas categorias de Base.

           Não sei quando os clubes daqui do Brasil vão chegar a este ponto, mas estamos torcendo que isto aconteça algum dia, provavelmente os clubes deixaram de serem meros times que a cada 6 meses trocam de 4 a 5 atletas, para se tornarem Clubes, que mesmo com a saída destes atletas, suas equipes se mantenham com o mesmo rendimento.

Ass: Gabriel Silveira 

   BARCELONA





Entrevista !
Jordi Melero Busquets discorreu em seminário do Grêmio, em Porto Alegre, sobre as características para integrar ambiente catalão. Nossa equipe esteve lá!










Perfil FC Barcelona: protocolo de avaliação de jogadores
Conheça detalhes da palestra feita por Jordi Busquets no II Seminário de Futebol realizado em Porto Alegre
No dia 29 de agosto, a Universidade do Futebol publicou uma nota resumindo os temas discutidos no II Seminário de Futebol, realizado no Grêmio e com o apoio da Escola Superior de Educação Física da UFRGS. Como tive a possibilidade de participar deste importante evento que, conforme os próprios organizadores mencionaram, serve para contribuir com a evolução do futebol brasileiro, eu me comprometi em compartilhar dos conhecimentos lá adquiridos, sobretudo os diretamente relacionados com a área de atuação técnica.
Na coluna desta semana serão apresentados detalhes da palestra feita pelo gerente de prospecção do FC Barcelona, Jordi Melero Busquets, que abordou os temas: “Protocolo de avaliação de jogadores para o plantel profissional” e “Características individuais para integrar o clube catalão.
A seguir, o que foi ministrado em relação ao primeiro tema:
Todos os observadores da Secretaria Técnica de Futebol Profissional do clube espanhol têm a missão de captar jogadores para a equipe principal, equipe B e para o Juvenil A. Eles são divididos em seis zonas no território nacional e distribuídos nos demais países do futebol internacional em mercados denominados A, que são compostos por países como Brasil, Itália, França, Alemanha e Argentina. Nestes países, considerados de 1º nível, é feito um controle exaustivo de informação dos jogadores.
Para mercados B (México, Suíça, Bélgica, Uruguai, etc.) e C (Japão, Coreia, Bolívia, Turquia, etc.) as informações são captadas como controle referencial e para possível necessidade de contatos futuros. O deslocamento pessoal para o Mercado C não ocorre em um primeiro momento.
A ferramenta utilizada pelo FC Barcelona para o acompanhamento de todos os jogadores dos mercados A, B e C é o software Scout7 (clubs.scout7.com). Neste software utilizado é possível acompanhar informações relevantes acerca de cada jogador como competições disputadas, tempo total jogado, histórico de anos anteriores, cartões recebidos, gols, assistências, tempo de contrato e até se o atleta tem passaporte comunitário.
Semanalmente, os observadores se reúnem para discutir quais jogadores chamaram atenção na prospecção. Mensalmente, os jogadores de maior destaque são apresentados à comissão desportiva para iniciarem os filtros do processo de contratação (veja a seguir) e, a cada dois meses, os observadores são convocados pelos coordenadores do clube para discutirem as linhas de sucessão, ou seja, quais são as necessidades em relação aos próximos atletas a integrarem o plantel principal, o da equipe B ou o Juvenil A.
Durante a prospecção dos jogadores, cada análise feita gera a classificação de um dos três tipos de produto (jogador) para o clube:
Produto 1 – Barcelona – Atleta preparado para competir na primeira equipe;
Produto 2 – Atleta para o futuro:
• Incorporar primeira equipe;
• 1ª Equipe para curto prazo;
• Barcelona B, Juvenil A ou Empréstimo;
Produto 3 – Atleta com perfil Barcelona para as categorias inferiores.
O jogador que despertar interesse dos observadores passa pelo filtro 1, que é o de detecção e conta somente com informes escritos. Após a tomada de decisão dos gestores da equipe catalã, o atleta pode ser descartado, ou então, iniciar o filtro 2, correspondente ao seguimento do processo de captação. Neste filtro, além das informações escritas do atleta, é inserido um material visual que contém de 8 a 10 minutos de ações ofensivas e defensivas e que é encaminhado ao treinador da equipe principal, Pep Guardiola.
Abaixo, um pequeno trecho da análise de um jogador captado (mas não contratado) que vai além dos atributos técnicos:
“ Jugador sin aparentes alteraciones de comportamiento. Gran nível de atención y concentración debido su dependencia de lectura de juego para explorar sus cualidades. Trabajador, sin altos y bajos de rendimiento...”
Para cada ação separada em vídeo, existe um comentário sobre a característica do jogador que está sendo evidenciada.
Uma vez aprovado pelo treinador da equipe principal, o atleta passará para o filtro 3, que é o de contratação. Neste filtro, os observadores não têm mais nenhuma influência e a tomada de decisão dos gestores será para oficializar a contratação, adiá-la ou descartá-la em processos que Jordi Melero não aprofundou.
Para finalizar, o palestrante indicou quais foram as necessidades definidas pela gestão de futebol do clube espanhol, indicadas na linha de sucessão do mês de fevereiro do presente ano.

Leitores, esta foi a síntese da apresentação sobre captação de jogadores do FC Barcelona. Na próxima semana, serão apresentadas as características individuais buscadas pelos observadores para cada uma das posições do 1-4-3-3 espanhol (arquero, centrales, laterales, mediocentro, inferiores, extremos y delantero centro).
Desta bela apresentação, alguns questionamentos ficam para os profissionais do futebol brasileiro: Como as equipes brasileiras classificam cada um dos seus “produtos”? Os observadores brasileiros que trabalham para clubes têm/seguem algum protocolo de avaliação? Os clubes brasileiros fazem reuniões periódicas para estabelecer a sua linha de sucessão e avaliar necessidades no plantel principal, equipe B, sub-20 e categorias de base?
Mesmo como pentacampeões do mundo temos que reverenciar o clube que ninguém pode negar que é o maior exemplo de Filosofia, Modelo e Gestão no futebol atual.
Porém, não podemos perder as esperanças que algo semelhante um dia aconteça no Brasil, pois, o FC Barcelona já foi um clube com predomínio dos jogadores de mais de 1,80m e excesso de “força física”.

E aí chegou Johan Cruyff...

Nenhum comentário:

Postar um comentário